Nesta etapa, é necessário fornecer a descrição completa da proposta de projeto que você está submetendo à FAPESC. Essas informações são muito importantes para viabilizar uma aprovação futura, motivo pelo qual quanto mais detalhadas forem, melhor.
Veja abaixo os campos necessários à descrição do projeto.
Resumo publicável: informe um texto que resuma a proposta de projeto. Nesse texto, devem constar informações como objetivo, inovação objeto da proposta, procedimentos gerais de pesquisa e desenvolvimento, alcance social, econômico e ecoambiental previstos com a inovação, impactos na empresa, bem como outras informações que relatem a importância da inovação.
Objetivos: registre o objetivo da proposta de projeto, ou seja, o que se pretende atingir com a realização da pesquisa. Esse objetivo deve ser coerente com o título do projeto.
Justificativas: descreva a justificativa que resume a fundamentação para a escolha do processo ou produto inovador proposto. Na justificativa, é relevante descrever em linhas gerais o estado da arte sobre a inovação pretendida, bem como as demandas ou necessidades que serão atendidas por ela.
Metodologia: relacione os procedimentos de ordem técnica e de pesquisa que serão executados para o desenvolvimento do produto ou processo inovador proposto. Aqui você pode também informar quais são as ferramentas ou técnicas utilizadas que apoiam desse desenvolvimento e como o produto ou processo inovador se insere no mercado atual.
Inovação proposta: descreva detalhadamente as características e as funcionalidades da inovação proposta, se é algo incremental ou totalmente novo, se é interna à empresa ou se gerará produto ou processo para o mercado.
Diferenciais competitivos da empresa: apresente todos os diferenciais da empresa que desenvolverá a inovação - evolução na linha de produtos e serviços, faturamento anual, posicionamento no seu setor, certificações, responsabiliade socioambiental, experiência da equipe, publicações, participações em eventos ou feiras.
Vantagens competitivas: informe quais são as vantagens que a inovação objeto da proposta possui com relação ao que já existe no mercado, se entrará em áreas que a empresa já conhece por ter produtos e as condições de infraestrutura da empresa para desenvolver inovação.
Descrição do mercado: indique quais são as possíveis utilizações do produto ou processo inovador e quais as áreas de mercado ou aplicação que ele abrange. Você pode complementar com o plano de negócio ou de aplicação da inovação.
Impactos esperados no mercado: relate se o produto ou processo será totalmente diferente do que já existe ou se se soma a produtos semelhantes. Você pode apontar a estimativa de produção decorrente da inovação nos três primeiros anos e também se a inovação ocupará grande segmento do mercado, bem como outros impactos.
Impactos socioeconômicos e ambientais esperados: informe se a inovação gerará postos de trabalho, se facilitará as condições de trabalho, se possui um potencial de inclusão social, se gerará renda na empresa e na região, qual a perspectiva de exportação regional, quais as contribuições ambientais ou qualquer outro tipo de contribuição de ordem social, econômica e ambiental que possua relação com a proposta de projeto apresentada.
Referências bibliográficas: liste todas as referências bibliográficas e fontes de informação utilizadas para embasar a elaboração da proposta.
Tópicos relacionados
Submeter propostas