Cronograma de desembolso

Nesta etapa, deve ser detalhado como o recurso vai ser repassado pelas instituições cadastradas na etapa Despesas do projeto para que o projeto possa ser executado. Para tal, é necessário definir os desembolsos que você como proponente gostaria de receber da FAPESC e os desembolsos que as instituições vão oferecer de contrapartida. Nesse caso, apenas se consideram os valores de contrapartida financeira, visto que a contrapartida econômica não possui desembolso, já que não há repasse de dinheiro.

No que se refere ao desembolso da FAPESC, como na chamada pública a Fundação estabelece o limite de parcelas que irá desembolsar, então aqui no cronograma de desembolso esse número de parcelas já é apresentado. Como o desembolso inicial acontece no primeiro mês, a 1ª parcela vem preenchida com o valor 1 para o mês de desembolso.

Observação: essa característica é exclusiva para o desembolso da FAPESC, não valendo para o da contrapartida. Vale lembrar que, para que as informações de desembolso da contrapartida financeira sejam apresentadas na tela, é necessário ter definido as instituições participantes (proponente e intervenientes) e indicar na etapa Despesas do projeto que algumas despesas têm como origem uma instituição interveniente, selecionando-a.

Acima do número de parcelas constarão em quadros amarelos os totais de despesas correntes e de capital, as quais foram informadas na etapa Despesas do projeto.

Observação: a soma dos valores definidos pelo usuário em cada uma das parcelas de desembolso, sejam desembolsos da FAPESC ou de contrapartida, deverá ser igual ao total de despesas correntes e de capital informadas na etapa Despesas do projeto do formulário.

Definindo desembolso (FAPESC ou instituição de contrapartida):

  1. Selecione na lista o mês referente à parcela a ser desembolsada, lembrando que, para a FAPESC, o mês correspondente à primeira parcela já vem preenchido com o valor 1.

  2. Digite nos campos os valores correspondentes às despesas correntes e de capital.

  3. Salve a operação.

Adicionando parcela de desembolso da contrapartida:

  1. Clique no link Adicionar parcela. Automaticamente uma linha é exibida logo abaixo da parcela anterior. Lembre-se de que, sempre que houver contrapartida, é necessário existir pelo menos uma parcela, que já é apresentada como padrão.

  2. Novamente selecione o mês de desembolso e informe os valores de despesas correntes e de capital.

  3. Salve a operação. Repita esses procedimentos para cada instituição de contrapartida financeira apresentada.

Observação: você só poderá adicionar parcelas de desembolso da contrapartida até o limite de meses de execução do projeto, visto que as parcelas possuem desembolsos mensais, então não poderão ocorrer, por exemplo, dois desembolsos em um mesmo mês. Se porventura isso acontecer, é necessário informar esses valores como uma única parcela.

Excluindo uma parcela de desembolso da contrapartida:

  1. Na linha correspondente à parcela que deseja remover, clique no link Excluir. O sistema exibe mensagem para que você se certifique da operação.

  2. Clique em Sim para confirmar. A parcela será removida da lista.

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