Despesas do projeto

Nesta tela, é necessário definir as despesas envolvidas no projeto. Os itens cadastrados são relacionados na tela em forma de listagem, na qual serão apresentados a descrição do item de despesa, o valor total e os meses de execução do projeto. Também haverá a possibilidade de editar os itens inseridos ou de excluir um item adicionado equivocadamente. Saiba mais a seguir.

Há dois tipos de despesas, aquelas que são financiáveis pela FAPESC e as despesas de contrapartida. A Fundação é responsável pela definição da listagem com as despesas que podem constar no projeto, e essa listagem é utilizada em todas as chamadas públicas. Como cada chamada pública possui um conjunto específico de despesas financiáveis, o sistema oferece a opção de poder adicionar ao projeto somente as que são financiáveis pela FAPESC. Para tal opção, é apresentada uma tela com apenas esse tipo para seleção. Se o projeto possuir contrapartida – seja financeira ou econômica –, essas despesas de contrapartida não precisam ser necessariamente uma daquelas definidas como financiáveis pela FAPESC, ou seja, classificam-se apenas como itens de despesa. Confira as operações a seguir.

 

Adicionando despesas ao projeto:

  1. Na etapa Despesas do projeto do formulário de submissão de propostas, clique no link Adicionar despesa financiável pela FAPESC ou Adicionar despesa de contrapartida. Será aberta uma tela para busca do item. Saiba mais sobre os itens financiáveis pela FAPESC e outros itens de despesa.

  2. Clique em localizar_arvore.gif para expandir a árvore de despesas correntes ou de capital, conforme o caso, até localizar o que procura.

  3. Clique sobre o nome do item para selecioná-lo. Você será redirecionado para a tela de adição de despesa.

  4. Preencha os campos requeridos (veja listagem a seguir). Nessa mesma tela, clique em Adicionar mês de execução para incluir os meses de execução do item de despesa. Você pode adicionar quantos meses forem necessários. Veja abaixo a descrição dos campos requeridos na tela de adição.

Observação: a contrapartida financeira acontece nas situações em que a instituição disponibiliza recurso financeiro para a execução de uma despesa. Ou seja, ela vai repassar dinheiro para pagar a despesa. Já a contrapartida econômica necessita ser financeiramente mensurável, porém a instituição não repassa valores, ela pode disponibilizar, por exemplo, um maquinário, recursos humanos, entre outros.
  1. Clique em Confirmar para incluir o item de despesa no sistema. A informação cadastrada será repassada à listagem apresentada na etapa Despesas do projeto do formulário de submissão de propostas.

Dicas: logo abaixo da listagem de itens de despesas adicionados, é possível conferir o total referente a essas despesas. Em um quadro cinza abaixo dos links de adição de um item de despesa, o sistema apresenta o somatório das despesas que são exclusivas da FAPESC e aquelas de contrapartida, ou seja, de outras instituições. O total de itens de despesas adicionados até então também é apresentado.

 

Observação: se a categoria escolhida na etapa Identificação do projeto do formulário possuir um limite de faixa de financiamento e se for ultrapassado o limite de despesas permitido, o sistema emitirá um alerta.

Editando despesas já adicionadas:

  1. Para editar uma despesa já inserida no sistema, clique no título da despesa desejada na listagem, coluna Item de despesa.

  2. Altere as informações que julgar pertinentes e confirme.

Excluindo uma despesa do projeto:

  1. Escolha na listagem a despesa que deseja remover do projeto.

  2. Na linha correspondente, clique no link Excluir. Será exibida uma mensagem para que você se certifique da operação.

  3. Confirme clicando em Sim. Automaticamente a despesa será retirada da lista, ou seja, não será mais considerada no projeto.

Tópicos relacionados

Sobre o perfil Proponente

Submetendo propostas

Visualização das propostas